quarta-feira, 11 de julho de 2018

12º ENCONTRO - CHAMADOS, COMO MARIA, A SEGUIR JESUS

IDENTIFICAR EM MARIA UM EXEMPLO DE SEGUIMENTO DE JESUS





nlmdoliveira                                                            Publicado em 19 de dez de 2009


Uma das mais bela homenagem feita a Nossa Senhora, musica e letra do Roberto Carlos para nós ouvirmos e apreciar as imagens de Nossa Senhora, Maria nossa mãe.

Letra de Roberto Carlos onde ele canta "Todas as Nossas Senhoras"

Quando eu me sinto aflito, Nossa Senhora da paz
Me dá sua mão, me acalma, tranqüilidade me traz
Se uma lágrima me rola e o pranto eu não contenha
Choro nas escadarias de Nossa Senhora da penha
Nossa Senhora de Fátima peço que a alegria venha

Se o perigo me preocupa eu tenho fé não me alarmo
Tenho meu escapulário, Nossa Senhora do carmo
Senhora dos navegantes, da boa viagem me guia
Pelos ares, terra e mares, me ampara, me auxilia
Me livra das tempestades, Nossa Senhora da guia

Minha mãe, Nossa Senhora, somos todos filhos seus
Todas as nossas senhoras são a mesma mãe de Deus

Sou romeiro e no seu dia, na multidão mãe querida
Me ajoelho e rezo, Nossa Senhora aparecida
Nossa Senhora da glória, de lourdes, de nazaré
Virgem santa da saúde, da boa nova e da fé
Minha mãe tanta bondade hoje eu sei bem o que é

Nossa Senhora das graças, da confiança e da luz
Senhora da lampadosa, rogai por nós a Jesus
Virgem esposa imaculada do espírito santo adorável
Mãe rainha e vencedora, três vezes admirável
Nossa Senhora do brasil, do seu corpo inseparável.

Senhora da rosa mística, das dores, da conceição
De guadalupe, medjugore e do nosso coração

Minha mãe, Nossa Senhora, somos todos filhos seus
Todas as Nossas Senhoras são a mesma mãe de Deus.



Mediante esta linda letra percebemos que o sim de Maria, proferido ao anjo na anunciação e as palavras de sim, simplicidade, sinceridade, silêncio, serviço, sabedoria, seriedade, simpatia nos ensinam a caminhar na dinamicidade do seguimento, na conversão permanente a Jesus Cristo. Em Maria, descobrimos o perfil espiritual da primeira cristã, seguidora fiel de Jesus. Além das atitudes que acabamos de refletir, encontramos em nossa Senhora muitos valores sendo estes oração pessoal e comunitária, humildade, sentido de justiça, solidariedade com as pessoas, escuta da Palavra de Deus, confiança em Deus, fidelidade misericórdia.

  • Em nossa comunidade, sob que títulos veneramos Nossa Senhora?
LEITURA JOÃO CAPÍTULO 2, VERSÍCULOS 1 - 10

1E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
2E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
3E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
4Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
6E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
7Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
8E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
9E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
10E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

  • De que acontecimento o texto fala?
  • Quais pessoas que aparecem no texto?
  • O que elas fazem? O que falam?
Em atitude de escuta, vou perceber a sensibilidade e a delicadeza de Nossa Senhora, que se comoveu perante a perturbação daqueles noivos, a quem ela se apressou a socorrer, implorando ao seu Filho um milagre, o primeiro, mesmo que ainda não tivesse chegado a sua hora... e entender o que diz para mim a frase "Fazei tudo o que ele vos disser" (Jo 2,5)
A oração de Ângelus rezada em dois coros.

Meninas: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
Meninos: E ela concebeu do Espírito Santo.
TODOS: AVE MARIA...
Meninas: Eis aqui a serva do Senhor.
Meninos: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
TODOS: AVE MARIA...
Meninas: E o Verbo se fez carne.
Meninos: E habitou entre nós.
TODOS: AVE MARIA...
Meninas: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Meninos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

TODOS: OREMOS: INFUNDI SENHOR, A VOSSA GRAÇA EM NOSSOS CORAÇÕES, PARA QUE NÓS, QUE CONHECEMOS PELA ANUNCIAÇÃO DO ANJO A ENCARNAÇÃO DE JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, POR SUA PAIXÃO E MORTE NA CRUZ, CHEGUEMOS À GLÓRIA DE RESSURREIÇÃO. PELO MESMO CRISTO, NOSSO SENHOR. AMÉM!

COMPROMISSO:  O QUE A PALAVRA DE DEUS ME LEVA A FAZER?


  • Pesquisar com pessoas de sua comunidade, em livros, nos recursos da mídia, o título dado a Nossa Senhora dos países da America Latina.
  • Escrever um cartão uma atitude de Maria, no seguimento de Jesus, que inicia com a letra "S".
REFERENCIA BIBLIOGRÁFIA




SANTOS, A.C & ALENCAR, J.F. Confirmados na fé: iniciação cristã de inspiração catecumenal: crisma: catequista/ Diocese de Joinville – São Paulo: Paulus, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário