quarta-feira, 11 de abril de 2018

1º ENCONTRO - DEUS CONFIA EM NOSSO GRUPO

Iniciaremos nossas atividades refletindo em (Mateus 5,13-16)


Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.


Ou seja, a nossa iniciação cristã não se resume na mera aceitação dos sacramentos. Mas aqueles que recebem precisam assumi-los, para tornarem-se "sal da terra e luz do mundo".



Catecumenato é o nome dado ao processo de iniciação cristã. Neste momento iniciaremos o Pré-catecumenato aonde é o primeiro tempo do catecumenato: um espaço indeterminado de tempo para o acolhimento na comunidade cristã, o primeiro anúncio (querigma) ou evangelização e uma primeira adesão à fé (cf.RICA, n. 7a, 9-13; Estudos da CNBB 97, n. 78-79; 125).

DEUS CONFIA EM NOSSO GRUPO


O que nossa vida está dizendo
Mediante este questionamento primordial, o que nossa vida nos remete, o que estamos fazendo como cristãos.
A vida é uma das mais belas dádivas de Deus que nós foi agraciada, um dos bens mais preciosos, e embasado neste bem devemos refletir que Deus é fonte de toda vida e sem ele estamos mortos.
Nesta profunda motivação da luz da palavra de Deus, iremos mergulhar nas fontes que sustentam a caminhada da maturidade cristã, onde estamos vivenciando e proferindo sua palavra, nos fazendo aprofundar ainda mais nossa fé na mensagem de Jesus Cristo e da Igreja.
Recordar
Por que as pessoas gostam de associar-se em grupos?
O que faz um grupo ter sucesso?

Escutar – O que o texto está dizendo
Iniciaremos nossas atividades refletindo em (Mateus 5,13-16)

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Ou seja, a nossa iniciação cristã não se resume na mera aceitação dos sacramentos. Mas aqueles que recebem precisam assumi-los, para tornarem-se "sal da terra e luz do mundo".

Para onde foi Jesus e o que fez?

Quem Jesus chamou?

Para que os chamou?

Você diria que aquele grupo deu certo? Por quê

Meditar – O que o texto diz para mim?

Qual a mensagem fundamental do texto para mim?

O que facilitaria para que eu me colocasse nas mãos de Deus e percebesse que eu também sou uma pessoa convidada a segui-lo, como exemplo dos apóstolos?

Oração
Obrigado, Senhor! Eu sou a soma infinita de dons, de sonhos, de muitas pessoas que fizeram parte de minha vida. Obrigada por chamar-me a fazer parte desse grupo e iniciar a catequese de preparação à Crisma. Obrigada por me fazer à tua imagem e semelhança e chamar-me para te conhecer e seguir. Obrigado por todos aqueles que de algum modo, permitem que eu seja quem sou: meus pais, avós, irmãos, parentes, colegas, professores, catequistas e comunidade cristã a que pertenço. Ajuda-me, Deus para que eu vá crescendo a fé e persevere como os teus apóstolos.


Compromisso – O que a palavra de Deus me leva a fazer?

Nesta semana, conforme dinâmica realizada iremos cada um rezar ao amigo que foi sorteado cujo qual estivemos partilhando a simbologia da palavra rezando pelo sucesso de nosso grupo.

Mediante a discussão realizada – O que eu penso agora

Depois de todas as explanações construídas durante este encontro catequético, o que penso?
- Como responder à confiança que Deus deposita em mim?
- Posso permitir-me fazer parte de um grupo inspirado por Deus?
- O que posso, pessoalmente, fazer para este grupo ter a bênção de Deus?

Benção:

Deus nos abençoe e guarde! Amém.
Deus nos mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de nós!
Deus nos mostre seu rosto e nos conceda a paz!
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Amém

(cf. Nm 6, 22-27)

REFERENCIA BIBLIOGRÁFIA




SANTOS, A.C & ALENCAR, J.F. Confirmados na fé: iniciação cristã de inspiração catecumenal: crisma: catequista/ Diocese de Joinville – São Paulo: Paulus, 2013.

7 comentários: