segunda-feira, 23 de abril de 2018

2º ENCONTRO - A AVENTURA DE CRESCER

Compreender que o ser humano cresce na relação com Deus, com os outros, consigo mesmo e com o universo que o cerca.

Todos nós somos centrados em sonhos e realizações, e dentre nossos altos e baixos de alegrias e tristeza, de buscas, conquistas e vitórias tentamos nos estabelecer em sociedade.

Tudo faz parte do nosso aprendizado existencial e dentro desta aprendizagem teremos todos os tipos de experiencias sejam estas boas ou ruins, o que nos cabe é procurar o melhor a seguir, sempre tendo em mente o bom e direito, devemos sempre ter em mente que somos filhos(as) amados(as) de Deus. Buscando sempre em atitudes e atos seguir os ensinamentos através de sua palavra que é proferida por seus apóstolos nas homilias.

Nosso planejamento deve ser sempre centrado em sermos pessoas de bem, comprometidas por nossas escolhas seguindo em atitudes de Jesus.

Compreendendo e aceitando que ninguém deve ser prejulgado pelo que nos tem a fornecer mais em ser uma pessoa amada e querida por Deus enviada a uma missão por menor que seja.

Avaliando seu crescimento a espiritualidade buscando hábitos com sinceridade e honestidade sempre procurando aonde devemos melhorar.

Leitura de Texto

Mayara tem apenas dez anos, mas diz às colegas do jazz que já tem treze. Há quem acredite, porque Mayara é muito alta, usa sapatos de salto e esta sempre maquiada. Como fica sozinha a maior parte do dia, passa muito tempo na internet conversa com meninos e meninas maiores do que ela. Os Pais de Mayara, por trabalharem muito, não conhecem os amigos da sua filha. Um dia, ela foi ao cinema para assistir um filme proibido para menores de doze anos e não pode entrar porque o rapaz da bilheteria  descobriu sua verdadeira idade. Não podia voltar para casa, porque havia dito a seus pais que iria estudar com os colegas e só voltaria na hora marcada. Ficou circulando pelo shopping e foi vista pela vizinha, que  se aproximou e convidou-a  para tomar um sorvete e mostrou a importância de viver a beleza própria a cada idade.
(cf. CNBB, CF/2013, Ensino Fundamental I).

O que nossa vida está dizendo?
O que você pensa sobre o comportamento de Mayara?
Você conhece alguém na comunidade que se preocupa em ajudar as pessoas a crescerem em todas as dimensões: física, espiritual, cultural e afetiva?

Escutar - O que o texto está dizendo?

Ler Ef 4, 13-15


13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,


Do que esta falando o texto?

A que "meta" ou "objetivo" nos encaminha o texto?

Quais as consequências para que os que assumem a unidade da fé e o conhecimento de Jesus Cristo?

Meditar - O que o texto diz para mim?

O que o Senhor me revela e o que me solicita a fazer?
Converse tranquilamente com Deus sobre suas preocupações com seu desenvolvimento físico e peça-lhe inspiração e amparo também para o seu indispensável crescimento espiritual.

Oração


Com os santos e anjos, rezemos: Senhor, Deus Trindade, queremos e crescer em teu amor. Ajuda-nos a ser pessoas em construção, a serviço do teu Reino. Concede-nos a força do teu Espírito, para sermos pessoas de bem-querer, de união e de alegria. Confiamos em ti, Deus da vida. Amém!


Contemplar - Olhar a vida como Deus olha

Em atitude de silêncio vou perceber que Jesus é o melhor amigo; ele caminha comigo no dia a dia.

A Igreja é também chamada de "Corpo Místico de Cristo", corpo que tem em Jesus sua cabeça invisível. Na terra, somos chamados a agir como parte desse corpo, unidos entre nós mesmos e com Deus. Se um dente dói, todo o corpo sofre. Do mesmo modo, com o Corpo de Cristo, a harmonia entre os diferentes membros possibilita a felicidade plena.
(cf. 1Cr 12,12).

Compromisso - O que a a palavra de Deus me leva a fazer?

→Mediante o que ouvi e refleti, trazer por escrito para o próximo encontro, uma lista de qualidades que revelam meu crescimento na fé.

O que penso agora

Como utilizar-me das idéias deste encontro para:
→Continuar crescendo como jovem responsável e caminhar seguro para a maturidade?
→Confiar em Deus o dinamismo que está dentro de mim, e progredir na busca do seu conhecimento e seguimento?

REFERENCIA BIBLIOGRÁFIA





SANTOS, A.C & ALENCAR, J.F. Confirmados na fé: iniciação cristã de inspiração catecumenal: crisma: catequista/ Diocese de Joinville – São Paulo: Paulus, 2013.

8 comentários: