quinta-feira, 7 de junho de 2018

8º ENCONTRO - O AMOR DE DEUS EM NÓS: UMA ALIANÇA ETERNA


Compreender o sentido de aliança na relação com Deus

“ O AMOR DE DEUS É A ALIANÇA SEMPRE PRESENTE”

A palavra aliança na Bíblia, tem significados muito lindos: AMOR, COMBINAÇÃO, UNIÃO, COMUNHÃO, VÍNCULO, DIÁLOGO, CASAMENTO, TRATADO, COMPROMISSO. Toda história do povo de Deus na Bíblia é marcada pela aliança. A Bíblia mostra que Deus sempre faz alianças por intermédio de pessoas, nos mais diferentes aspectos: promessas com os patriarcas, aliança com Moisés no monte Sinai, compromisso para com a fidelidade com o seu povo até chegar a Nova e definitiva Aliança com Jesus Cristo. É tão forte a aliança do amor de Deus para com as pessoas que ele nos criou à sua imagem e semelhança.
A aliança não é um projeto das pessoas para Deus, mas de Deus para as pessoas. O amor e o compromisso de uma aliança são invisíveis, brotam do coração, mas tem um sinal externo que vem “selar” esse pacto de amor.
Jesus é o mediador da Nova Aliança. Ela expressa um novo significado de sacrifício e holocausto. É a oferenda da pessoa mesma, a exemplo de Cristo.
A Nova Aliança tem vínculos indestrutíveis de misericórdia, de amor e de solidariedade.
Deus mostrou seu amor, escolheu um povo para que, por meio de sua história, os outros povos percebessem o quanto ele ama a pessoa humana.

·         Você conhece pessoas na comunidade que estabelecem algum tipo de acordo?
Leitura Jeremias, Versículo 32, 39- 41
39Eu lhes darei este único propósito na vida: temer sempre a mim, para o próprio bem deles e dos seus descendentes. 40Vou fazer com eles esta “aliança eterna: nunca deixarei de lhes fazer o bem; farei com que me respeitem com sinceridade para que nunca se afastem de mim. 41Terei prazer em lhes fazer o bem e com todo o meu coração e com toda a minha alma deixarei que fiquem morando nesta terra.
·         Quem está falando no texto?
·         Do que o texto está falando?
·         O que  o texto diz a respeito da Aliança?

Meditar – O que diz para mim?
·         Que provocações o texto me faz?
·         Como responder ao desejo de Deus, que me quer feliz?
AGRADECEREMOS A DEUS PELOS SINAIS DA ALIANÇA, QUE ELE ME PROPÕE EM TODOS OS MOMENTOS, TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA.
SALMO 89 (88)

Cantarei para sempre o amor do Senhor, anunciarei de geração em geração a tua fidelidade.
Pois eu disse: ‘Teu amor é um edifício eterno, tu firmaste a tua fidelidade mais que o céu”.
Selei uma aliança com o meu eleito, jurando ao meu servo Davi:
“Vou estabelecer sua descendência para sempre, e de geração em geração vou construir um trono para você”.
Para sempre vou manter com ele meu amor, e minha aliança com eles será firme”.
Jamais violarei minha aliança, nem mudarei as minhas promessas.
Seja bendito, Senhor, para sempre!
Amém! Amém!

REFERENCIA BIBLIOGRÁFIA




SANTOS, A.C & ALENCAR, J.F. Confirmados na fé: iniciação cristã de inspiração catecumenal: crisma: catequista/ Diocese de Joinville – São Paulo: Paulus, 2013.

5 comentários:

  1. Como atividade proposta veja os gestos de aliança e amor que Deus lhe concede no decorrer de sua vida, das outras pessoas e do planeta terra. Faça um relato desta experiência

    ResponderExcluir
  2. esta mais que claro que esta esperiencia é unica quando enxergamos com os olhos do coração.pois Deus fez um pacto eterno com cada um de seus filhos,deixando para nos tudo ,que nos possamos precisar,os verdes pastos os animais ,sua compreensão,sua misericordia,seu amor incondicional,sua bondade,ele fez o ceu e a terra ,e deu sua propria vida para nos salvar.

    ResponderExcluir
  3. Jdjdheyehddbdheudjdhxhbxdhyeudbxbxbxhdudhdhxbxbehsuxuxhdhehduduxuwkndjxiskwjejehhdhdudujdehebbdhdududuejheehrvhdhduusjehehebehhxhxhxuxxuxuxuxuuxuxuxuxuxuxuxuxuebwhsuududhehehehdududueuehhdjdudueuehehdhsisxududuuxuxuxuxuxuxuxuxuuxisisisisisisisisi

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo saber disso

    ResponderExcluir