sexta-feira, 10 de agosto de 2018

14º ENCONTRO - JESUS: A REVELAÇÃO DO ROSTO DE DEUS PAI PARA NÓS

Identificar Jesus como o rosto humano de Deus.

Jesus falava com ternura de Deus, seu Pai. Falava tanto que Filipe chegou a dizer: "Jesus, mostra-no o Pai e isso nos basta!" Jesus respondeu: "Filipe, há tanto tempo que estou convosco e ainda não me conheceste! Quem vê a mim, vê o Pai!" (Jo 14,9)

O Pai era tudo para Jesus. Ele dizia: " Nunca estou só. O Pai, que me enviou está sempre comigo. (Jo 8,16). "Eu a cada momento faço o que o Pai me mostra que devo fazer!" (Jo 5,30). "Minha comida é fazer a vontade do meu Pai!" (Jo 4,34). Essas e muitas outras frases são como janelas que nos permitem olhar para dentro de nosso ser e nos interrogar se nos espelhamos na prática de Jesus.

Pelo jeito de ser e de viver, Jesus revelava a imagem de Deus e fazia com que ele se tornasse a Boa notícia para a vida humana, sobretudo para os pobres.
Sua bondade e ternura eram um reflexo da experiência que ele mesmo tinha de Deus com um Pai cheio de ternura para com todos. Pelo modo de acolher as pessoas e de revelar a todos o seu grande amor, Jesus era o rosto visível de Deus.

Leitura do Texto Jo 14, 8-14


8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 


9 Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Filipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 

10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. 

11 Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. 

12 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai; 
13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 
14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.

  • O que o texto está falando?
  • O que Filipe disse a Jesus?
  • O que Jesus respondeu?
  • Qual foi a afirmativa de Jesus perante as necessidades das pessoas?

Filipe, no diálogo com Jesus, nos convida a conhecer Deus Pai por intermédio de Jesus.
Neste dia dos Pais que tivemos podemos nos lembrar de nosso Grande Pai Celeste que nos ama incondicionalmente e nos mobiliza a que venhamos refletir a cada encontro de catequese a seguir seus ensinamentos. Que nem sempre temos tudo como gostaríamos, mas se tivermos consciência que Deus Pai está sempre conosco, nos auxiliando e amparando contra as tristezas da vida.


Oração

Jesus Mestre, que disseste: "Quem vê a mim, vê o Pai!" (Jo 14,9), derrama sobre nós a abundância do Espírito Santo! Que ele nos ilumine, guie e fortaleza nossa fé no conhecimento e seguimento de Jesus Cristo, porque ele é o apóstolo Paulo, testemunhas vivas do teu Evangelho. Com Maria, tua Mãe e nossa Mãe e Mestra, guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração. Jesus, revelação do rosto do Pai, tem piedade de nós!

Devemos observar Jesus que, durante toda a vida, passou fazendo o bem.

REFERENCIA BIBLIOGRÁFIA




SANTOS, A.C & ALENCAR, J.F. Confirmados na fé: iniciação cristã de inspiração catecumenal: crisma: catequista/ Diocese de Joinville – São Paulo: Paulus, 2013.

Um comentário:

  1. Muitas vezes somos que nem o Felipe , mas devemos sempre lembrar que Jesus está conosco,e ele nos livra de todo o mal

    ResponderExcluir