segunda-feira, 20 de agosto de 2018

15º ENCONTRO - JESUS MOSTRA O REINO DE DEUS POR MEIO DE PARÁBOLAS

Conhecer o modo de Jesus revelar o Reino de Deus por meio das Parábolas.

Os Evangelhos relatam 44 parábolas apresentadas por Jesus. Dentro destas os relatos dos apóstolos podem ser citados conforme segue: Lucas demonstra 31; Mateus, comenta 22; Marcos cita 6; João, apenas 2. Jesus em sua estadia na Terra nos ensinou várias verdades por meio das parábolas, o fez para que o entendimento fosse propicio aos que o ouviam. Faziam estes pensarem, pois não eram mensagens simples mais reflexivas. As parábolas eram retiradas mediante o contexto em que estava inserido ou seja cultural e social, sendo estas contadas para que transmitisse a verdade espiritual.
O ponto central das parábolas é o Reino de Deus. Jesus revelava seus ensinamentos em todos os meios sociais, ele vivenciava o anseio do povo pois em sua jornada conhecia as mais diversas realidades culturais.
Em diversas parábolas, como a que será repassada abaixo através do desenho, Jesus fala sobre o Reino de Deus.
Em diversas parábolas Jesus relata o Reino de Deus, como a do Trigo e do Joio e do grão de mostarda. Em todas  Jesus deixa-nos transparecer que o Reino acontece quando toda a humanidade passa pela vida em plenitude, sonhada por Deus.
Nesta parábola do Semeador ele nos demonstra que a sociedade é um campo de semeaduras de diferentes contrastes. Nos como semeadores cumprimos o dever de semear boas sementes; é o discípulo de Jesus que continua firme na prática do justo e correto. Contudo no meio do terreno, cresce também o joio, que é a injustiça. A pequenez da semente de mostarda contrasta com a dimensão do campo em que é cultivada, mas contém potencial de vida, como as sementes da justiça que faz surgir o Reino.

O Joio é uma erva daninha com características parecidas com a do Trigo, sendo prejudicial quando misturada ao trigo na colheita comprometendo a qualidade do produto obtido.

  • Quem conhece grão de trigo? E o joio?
  • Que prejuízo o joio causa num trigal?
  • Que limites existem em nossa comunidade que podemos comparar ao joio?


PARÁBOLA DO SEMEADOR



Áudio

2.0 Mono
Classificação IndicativaLivre
Data de Lançamento26/08/1989
CorColorido
DireçãoRichard Rich


MATEUS 13: 24-32 PARÁBOLA DO SEMEADOR

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;
O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.


  • O que o texto está narrando?
  • Quais são os personagens do texto?
  • A que compara o Reino do Céu?


O texto do Joio e do trigo lembra a importância de espalhar e cultivar o bem, a boa semente, apesar do inimigo que sempre planta o mal, nesta parábola simbolizado pelo joio.



REFERENCIA BIBLIOGRÁFIA


SANTOS, A.C & ALENCAR, J.F. Confirmados na fé: iniciação cristã de inspiração catecumenal: crisma: catequista/ Diocese de Joinville – São Paulo: Paulus, 2013.

2 comentários: