segunda-feira, 10 de setembro de 2018

16º ENCONTRO - JESUS, FUNDAMENTO DA VIDA CRISTÃ

Decidir seguir Jesus porque é o próprio fundamento da vida.

Para que uma boa construção tenha seu fundamento bem alicerçado devemos planejar muito bem antes.
Pois para garantir a estrutura de uma moradia devemos ter uma base sólida e alicerces firmes para que a mesma possa garantir a segurança dos que nela residirem.
Desta forma ao realizar uma obra devemos cavar muito para que seja localizado um local com rocha para a partir deste momento possamos inserir os fundamentos e através deste construir nossa futura moradia.

Jesus ao perpassar seus ensinamentos o realizava através de parábolas, pois por meio destas fazia com que seus ouvintes refletissem e interpretassem o que estas tinha para repassar de seus ensinamentos.

Com isto ele nos demonstrou a importância de ouvir as Palavras de Deus e colocá-las em prática, falou de uma edificação feita na areia e outra sobre a rocha.

Leitura Mateus capítulo 7 versículos de 24 a 27
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".

Nos devemos como cristãos, mesmo mediante as dificuldades que venhamos a enfrentar ter nossa fé alicerçada e construída na rocha, ou seja, na segurança, nosso bem estar, sobre os valores de Jesus Cristo.

Assim como quem não vive a palavra de Deus é como a casa construída na areia. Qualquer vento ou tempestade derruba a casa. A casa sobre a rocha é de pessoas que sabem partilhar, perdoar, dialogar, cuidar dos mais necessitados, viver o amor, viver como cristãos autênticos.

Para vivermos a vida construída sobre a rocha devemos: 
ESCUTAR - Um coração receptivo e uma consciência sensata escutam e distinguem a voz de Deus e seus apelos;
CONHECER - No Evangelho de São João, a palavra "conhecer" significa envolver as pessoas por inteiro.
SEGUIR - É a atitude decorrente do "escutar" e "conhecer". É a certeza de que ele é o Caminho, o fundamento da vida e por isso garantia de vida feliz

O que nossa vida está dizendo?

  • Relembre os estragos e a destruição de um furacão ou terremoto.
  • Relembre uma construção da antiguidade (pirâmede, castelo...) que tenha perdurado durante os séculos e chegado até nossos dias.
O que o texto está dizendo?

Leitura Mateus 7, 24-27

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".

  • Quem está falando no texto?
  • O que aconteceu com a casa construída sobre a rocha e aquela construída sobre a areia?
  • Com quem Jesus compara aquele que escuta sua Palavra e a põe em prática?




Áudio


2.0 Mono
Classificação IndicativaLivre
Data de Lançamento26/08/1989
CorColorido
Direção
Richard Rich

O que o texto diz para mim?

  • Jesus nos ensina que devemos construir nossas vidas sobre princípios sólidos e não sobre as correntes de pensamento da moda ou sobre sentimentos e emoções.
  • O que significa para mim essa rocha de que Jesus fala?
  • As tempestades e vendavais que a parábola apresenta me alertam para que eu me torne rocha firma nas dificuldades. Por isso é necessário agarrar-me em Deus, para superar as dificuldades.
  • O que significa para mim essa "vida com Cristo"?


Cantos: Cânticos do Hinário Litúrgico da CNBB - Liturgia 3- Fascículo 2 - Autores: Entrada: Reginaldo Veloso (letra e música); Salmo Responsorial: Ir. Maria do Carmo Ramos (música do refrão) - Pe. José Weber, svd (música do salmo); Aclamação ao Evangelho: Reginaldo Veloso (música); Oferendas: J. R. Galvão (letra e música); 

O que a música me faz dizer a Deus

Eu me entrego, Senhor, em tuas mãos e espero pela tua salvação!

Senhor, sê para mim um rochedo firme e forte, uma muralha que sempre me proteja;
Por tua honra, Senhor, vem conduzir-me, vem desatar-me, és minha fortaleza.
De minha parte, Senhor, em ti confio, tu és meu Deus, meu destino, em tuas mãos;
Vem libertar-me de quantos me perseguem, por teu amor faz brilhar tua salvação.
Glória a Deus Pai, porque tanto nos amou! Glória a Jesus, que se deu por nosso bem!
Glória ao Espírito Santo, que é fonte desse amor! Nós damos glória agora e sempre.
Amém!

ORAÇÃO
Ensina-me, ó Pai, a construir a minha vida de fé sobre a rocha firme, Jesus Cristo. Sei que tempestades virão para me desviar do caminho do seguimento de Jesus. Confio em ti, Deus da vida! Com tua luz, força e graça, a minha fé vai permanecer firme diante das dificuldades e sofrimentos que podem me atingir. Deus-Pai, peço por intermédio de Jesus na unidade do Espírito Santo, a força de sempre colocar Jesus como fundamento de minha vida.
Amém!

REFERENCIA BIBLIOGRÁFIA


SANTOS, A.C & ALENCAR, J.F. Confirmados na fé: iniciação cristã de inspiração catecumenal: crisma: catequista/ Diocese de Joinville – São Paulo: Paulus, 2013.

Um comentário: