segunda-feira, 24 de setembro de 2018

19º ENCONTRO - JESUS CHAMA COLABORADORES



Identificar a voz de Deus, que me escolheu para ser um evangelizador.

Jesus escolheu um grupo de pessoas que o acompanharam bem de perto, no início de sua missão. Esse convite, voltado de modo especial e não exclusivo para aquele grupo, ampliou-se a toda humanidade. Jesus continua à procura de colaboradores. Quando Jesus iniciou sua missão escolheu doze homens que estavam predispostos aos seus ensinamentos, estes eram de origens muito diversificada. Estes escolhidos por Jesus deixaram tudo o que possuíam para acompanhá-lo com a insegurança e riscos que tal opção apresentava. 
Os doze apóstolos foram os mensageiros da Boa-Nova de Jesus, enviados por ele para proclamar a Salvação. Foram estes que formaram o primeiro grupo de cristãos para continuar a missão de Jesus.

Todos nós pelo batismo, também somos chamados a conhecer, a seguir e anunciar Jesus, para continuar sua mensagem. Nem todos aceitam o convite de Jesus. Após sua ressurreição e ascensão, Jesus enviou os discípulos ao mundo para que fossem testemunhas de tudo o que disse e ensinou, ou seja, todos os ensinamentos que cada um destes vivenciou o ensinou em suas novas jornadas, passando a outras localidades o que havia ocorrido perpassando a BOA-NOVA de Jesus, proclamando sua ressurreição e ascensão que aqueles que nele crê terão a salvação.

Lc 4, 14-21 - Programa de vida de Jesus, baseando-se no profeta Isaías: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos(...)". 

Ser sensível ao chamado de Deus é uma atitude de fé diante da vida, um modo de viver, de sentir, em nosso coração, a urgência dos tempos e um profundo clamor no testemunho de sua Palavra. Isso nos convida à oração, ao estudo da Palavra de Deus e à adesão à Igreja pela participação no ministério da eucarístia.

Recordar - O que nossa vida está dizendo?

Sem as facilidades existentes na atualidade como os meios tecnológicas: facebook, twitter, blogue e outras ferramentas, como se propagou e chegou até os nossos dias a pregação de Jesus? 

Leitura Marcos 3, 13-19

A Escolha dos Doze Apóstolos

13 Jesus subiu a um monte e chamou a si aqueles que ele quis, os quais vieram para junto dele. 14 Escolheu doze, designando-os apóstolos[a], para que estivessem com ele, os enviasse a pregar 15 e tivessem autoridade para expulsar demônios. 16 Estes são os doze que ele escolheu: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17 Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, aos quais deu o nome de Boanerges, que significa “filhos do trovão”; 18 André; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o zelote; 19 e Judas Iscariotes, que o traiu.

  • O que o texto está narrando?
  • Aonde foi Jesus e o que fez?
  • Qual o nome dos escolhidos?










Áudio


2.0 Mono
Classificação IndicativaLivre
Data de Lançamento26/08/1989
CorColorido
Direção
Richard Rich







  • Ao considerar o texto, consigo ver-me  como pessoa amada e escolhida por Deus para evangelizar?
  • Como posso evangelizar?
  • O que fazer se, no meu coração, o desejo de evangelizar for pequeno?
ORAÇÃO

Deus da vida, agradeço-te porque ouço o chamado para ser teu discípulo e anunciar o teu Reino, Ajuda-me a desejar ouvir a tua voz chamando o meu nome. Quero ser fiel a esse chamado e ser um constante aprendiz. Quero ser seguidor de Jesus e preparar-me para exercer, com fidelidade, a missão como membro ativo da Igreja neste mundo. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!


REFERENCIA BIBLIOGRÁFIA
SANTOS, A.C & ALENCAR, J.F. Confirmados na fé: iniciação cristã de inspiração catecumenal: crisma: catequista/ Diocese de Joinville – São Paulo: Paulus, 2013.

 

2 comentários:

  1. Muito bom para trabalhar nos encontros de crisma com
    os jovens.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado , esse vai ser meu encontro de Sábado agora dia 5/03/2022.

    ResponderExcluir