quinta-feira, 3 de maio de 2018

3º ENCONTRO - JESUS CRESCIA EM IDADE E SABEDORIA


Desde o nascimento até nossa fase adulta estaremos em transformação, todas as mudanças e vivências são de extrema importância para nossa construção interior. São aprendizagens que todos nós temos que passar e que resultam em quem nos tornaremos como cidadãos, somos seres em construção, em adequação, incompletos, matérias-primas do amor e da paciência de Deus.

Nossa maturidade cristã é um processo continuo de devoção e adoração a Deus permitindo que ao ouvir e absorver seu contexto bíblico nos penetre em nossas vida seja em atitudes ou decisões.

A maturidade cristã não é instantânea, mas algo que se pratica gradativamente, com paciência e resiliência.

O ser humano cresce em várias dimensões, onde podem ser citadas:

Dimensão física: Para que seu crescimento seja saudável é necessário que se alimente corretamente e cuide de seu corpo fazendo exercícios e tendo uma vida saudável;

Dimensão afetiva: Deus nos ama com amor infinito e deseja que nós nos amemos e respeitemos mutuamente.

Dimensão mental: Nosso devemos alimentar nossa mente ampliar nosso nível de conhecimento através de estudo sério e responsável.

Dimensão espiritual: Assim com Jesus devemos recorrer sempre a Deus seja em momentos de alegria ou angustia, agradecendo e louvando a dádiva da vida e tudo que nos proporciona, com devoção e fé.


Presença de Deus nas diversas fases da vida

  • Vivendo na presença de Deus se alcança a felicidadeSal 15,11.
    Vós me ensinareis o caminho da vida, há abundância de alegria junto de vós, e delícias eternas à vossa direita.
  • Chamados a ser Santos na presença de DeusEf 1,3-6;
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;

como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado;


Efésios 1:3-6

A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,

Colossenses 1:21,22
  • O Senhor nos envolve com sua presençaSal 138,1-8
Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores.

Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.
No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma.
Todos os reis da terra te louvarão, ó Senhor, quando ouvirem as palavras da tua boca;
E cantarão os caminhos do Senhor; pois grande é a glória do Senhor.
Ainda que o Senhor é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe.
Andando eu no meio da angústia, tu me reviverás; estenderás a tua mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará.
O Senhor aperfeiçoará o que me toca; a tua benignidade, ó Senhor, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.

Salmos 138:1-8


  • Procurar fazer tudo na presença de Deus: 1Cor 10,31;
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
1 Coríntios 10:31
  •  Col 3,17.
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Colossenses 3:17
  • Em Deus vivemos, movemo-nos e existimosAt 17,28.

Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.


Atos 17:28


  • O Senhor ressuscitado nos prometeu sua contínua PresençaMt 28,18-20.
18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Mateus 28:18-20
  • Permanecer em Deus implica viver como Ele viveu1Jo 2,3-6.
3 E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
4 Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
6 Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.
1 João 2:3-6
Recordar o que nossa vida está dizendo?

Você conhece pessoas que se preocupam com seu próprio crescimento físico, afetivo, mental e espiritual, à procura de um amadurecimento crescente? Explique os motivos de sua escolha.

Leitura  Lucas 2, 41-52

Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.
E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.
Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;
E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
E quando o viram maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?
E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.
E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

Lucas 2:48-52

Escutar - O que o texto está dizendo?

  • De que trata o texto  que ouvimos?
  • Qual é a meta que o texto propõe ?
  • O que o texto apresenta para um autêntico crescimento em todos os aspectos?
Meditar - O que o texto diz para mim?
  • Jesus desceu com seu pais para Nazaré e crescia em sabedoria, estatura e graça.O que pode ajudar o meu crescimento espiritual, mental, afetivo e físico?
Rezar - O que o texto me faz dizer a Deus?

Oração: Eu te louvo e te agradeço, Deus porque posso crescer em todas as dimensões da vida. Posso aprender a te amar e a amar os meus semelhantes, respeitar todas as criaturas que criaste. É maravilhoso poder amar, viver, sorrir, sonar e confiar em Deus. Obrigado, Senhor! Amém!

REFERENCIA BIBLIOGRÁFIA




SANTOS, A.C & ALENCAR, J.F. Confirmados na fé: iniciação cristã de inspiração catecumenal: crisma: catequista/ Diocese de Joinville – São Paulo: Paulus, 2013.

2 comentários: