terça-feira, 22 de maio de 2018

6º ENCONTRO - DE MÃOS DADAS PARA CONSTRUIR A VIDA

DE MÃOS DADAS PARA CONSTRUIR A VIDA 

Cuidar da vida como presente de Deus



Com este lindo vídeo podemos como Madre Tereza de Calcutá, olhando para sua vocação, concluir. "Não sou nada, senão um instrumento um pequeno lápis nas mãos do meu Senhor, com o qual ele escreve aquilo que deseja".

Este fragmento nos remete à história do lápis, disponível em: www.homemsonhador/AHistoriaDoLapis.html. Acessado em 22 de maio de 2018.


  • Para você, qual é o valor da vida?
  • Como cuidar da vida no lugar e tempo em que você vive?
  • Na comunidade você conhece alguém que se preocupa com o cuidado da vida das pessoas e do meio ambiente? Como acontece esse cuidado? 


O texto de Mateus 6, 25-33
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

  • Para quem Jesus está falando?
  • O que Jesus pede para olhar e considerar?
  • Quem vale mais que os pássaros e as flores? Por quê?
  • A palavra "vida" aparece no texto quantas vezes? 


VIVER É UM DESAFIO!

Diariamente, ao meu redor, observo muitas injustiças.
Em algumas delas nem reparo, outras me fazem ficar triste, com raiva, ressentido...
Enfim, não me sinto bem! E, por vezes, sou eu quem comete as injustiças que afetam os outros.
Então, nesses momentos, eu me sinto tão pequeno!
Bem-aventurada a pessoa que põe em Deus a sua confiança! (Sl 40,5)

Eu queria ser esta pessoa! Queria mesmo! Queria aprender a confiar em Deus.
É difícil!

Uma pequena planta cresce dia a dia, e o Senhor sabe de seu crescimento.
Senhor fazei crescer a minha fé!

Uma pequena ave pousa de seu voo para alimentar-se, e o Senhor sabe que ela não semeou nem ceifou o que, agora, alegremente come.
Senhor alimentai a minha fé!

Não vou desiste de, a cada dia, pôr minha vida nas mãos de Deus.
Senhor, não deixeis desistir, nunca de amar-vos e servi-vos!
"Elevo os meus olhos para os montes. De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra..." (Sl 121, 1-2)

REFERENCIA BIBLIOGRÁFIA




SANTOS, A.C & ALENCAR, J.F. Confirmados na fé: iniciação cristã de inspiração catecumenal: crisma: catequista/ Diocese de Joinville – São Paulo: Paulus, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário