quarta-feira, 2 de maio de 2018

POBRE FORMIGUINHA



- Certo dia, uma formiguinha imprudente afastou-se do formigueiro pelo meio da neve e nela prendeu o seu pezinho. Aflita, começou a pedir ajuda com a voz chorosa e cheia de auto-piedade, esquecida de sua imprudência inicial:

- Oh sol, tu que és tão forte, derrete a neve que prende o meu pezinho! O sol respondeu: “Mais forte do que eu é o muro que me tapa!”

- Oh muro, tu que és tão forte, que tapas o sol, derrete a neve que prende o meu pezinho!

- Mais forte do que eu é o rato que me rói!

- Oh rato, tu que és tão forte, que róis o muro, que tapa o sol, derrete a neve que prende o meu pezinho!

- Mais forte do que eu é o gato que me come!

- Oh gato, tu que és tão forte, que comes o rato, que rói o muro, que tapa o sol, derrete a neve que prende o meu pezinho!

- Mais forte do que eu é o cão que me persegue!

- Oh cão, tu que és tão forte, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, derrete a neve que prende o meu pezinho!

- Mais forte do que eu é o homem que em mim manda!

- Oh homem, tu que és tão forte, que mandas no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, derrete a neve que prende o meu pezinho!

- Mais forte do que eu é o Deus que me criou!

E, exausta, a formiguinha olhou o céu para o qual o homem apontava e disse:

- Oh Deus, tu que és tão forte, que criaste o homem, que manda no cão, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tapa o sol, derrete a neve que prende o meu pezinho!

Deus, então, por amor à formiguinha, fez girar mais depressa o tempo e em dois minutos fez-se primavera e, no campo agora coberto de flores multicores, estava derretida toda neve, todo frio, toda prisão.

A formiguinha, porém, não arredou o pé de onde estava até chegar o inverno seguinte, quando um floco de neve prendeu-lhe o pé que nunca tinha libertado.

Que nos ensina esta formiguinha?



Texto retirado do livro - Tecendo O Fios de Ouro Caminho Ordo Amoris com título Fé como memória, vida como história, das autoras Maria Emmir O. Nogueira e Silvia Maria Lima Lemos, edição 2013 da editora Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário